Os vereadores ferrazenses (foto) aprovaram em segunda e última discussão, na segunda-feira, dia 5, o projeto de lei complementar que muda a escolaridade para a admissão de auxiliar de creche. Hoje, para o provimento do cargo por concurso público, o candidato precisa ter o nível médio na modalidade normal/magistério. Com a modificação, o grau de instrução será o ensino médio completo. A nova redação segue agora para sanção do Poder Executivo.

Segundo a secretária municipal da Educação, professora Valéria Eloy da Silva Kovac, a presente alteração na lei complementar nº 225, de 25 de novembro de 2009 faz-se necessária porque o curso normal superior não está sendo mais ministrado no Estado de São Paulo. Com isso, dificulta a contratação desse tipo de mão de obra especializada.

No momento, com a falta de professores em sala de aula, o auxiliar de creche  desempenha essa nobre missão. Por sua vez, a rede municipal de ensino possui um pouco mais de 1,1 mil professores. Para ampliar o número e, com isso, recompor o quadro de profissionais, a pasta da Educação estuda a realização de concurso público ainda este ano, mas não existe uma data definida para o ato.

Além disso, o plenário votou em primeiro turno o projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora da Casa adequando a exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da letra D para C para os futuros candidatos as três vagas de motorista no concurso público a ser feito, em breve. No total, serão oferecidas oito vagas sendo duas de auxiliar administrativo, uma de assistente técnico legislativo, uma de controlador interno e uma de contador (cadastro de reserva).