A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos deu início nesta quarta-feira (28 de fevereiro) ao projeto “Mães Crecheiras”. O primeiro encontro ocorreu no anfiteatro do Paço Municipal, na Vila Romanópolis, e teve como objetivo apresentar a finalidade da iniciativa. Na oportunidade, estiveram presentes mais de 70 pessoas, entre mães, funcionários e autoridades do município.
Serão três encontros anuais que visarão a aproximação das mães que têm seus filhos em creches da cidade com a Secretaria. Para isso, cada discussão levará em conta conscientizar a família sobre a importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, compreender e reconhecer os Centro de Educação Infantil (CEI’s) como espeço formativo e ainda promover a efetiva participação familiar no contexto escolar. Vale lembrar que a ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
No evento, realizado pelo Departamento de Cerimonial e Relações Públicas (Decerp), além de um bate papo com as mães sobre a ideia do projeto, ocorreram palestras com a terapeuta ocupacional, Beatriz Strazzer, e com a psicóloga, Maria Silva. Além disso, para dinamizar a ocasião, foram passados vídeos aos presentes, e ainda apresentada a rotina das creches da cidade como forma de entender suas especificidades e aplicações.
De acordo com a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, o projeto vem para fortalecer os laços entre mãe e escola e para democratizar as ações dentro das creches. “Eu tenho orgulho de ser secretária de Educação, porque eu entro nas nossas creches e me surpreendo com a dedicação que é aplicada em cada uma delas. Essa projeto também faz parte disso. Eu acredito muito na educação, e se eu ouvir as mães e juntas nós podermos discutir ações, com certeza melhoraremos a educação do município. No governo do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) nossas crianças são prioridade”, finalizou Valéria.
Na oportunidade, também estiveram presentes os vereadores Renato Ramos de Souza e Cláudio Ramos Moreira, bem como as equipes das secretarias municipais de Educação e Saúde.