O Procon de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta quinta-feira (15 de março) a ação “Dia do Consumidor na Praça”, em alusão ao Dia Mundial do Consumidor. A iniciativa ocorreu na Praça da Independência, no Centro, e ofereceu serviços de orientação sobre vários assuntos para aproximadamente 200 ferrazenses que passaram pelo local.
Materiais de educação financeira também foram distribuídos. Os informativos abordaram sobre compra de ovos de Páscoa, orçamento familiar, serviços bancários e imobiliários, além de passagem gratuita para o idoso e direitos básicos do consumidor. Também houve a orientação por parte dos servidores e técnicos do Procon.
De acordo com a diretora do Procon de Ferraz, Juliane Gallo, o evento focou informar o munícipe, que muitas vezes não sabe quais são os seus direitos como consumidor. “Essas orientações são de suma importância, pois além de mantermos os consumidores cientes de seus diretos, eles podem levar para casa as informações que receberam, sendo multiplicadores da conscientização”, afirmou Juliane.
O secretário de Assuntos Jurídicos de Ferraz, Bruno Daniel Oliveira, prestigiou a ação, ajudando nos atendimentos dos ferrazenses que procuraram pelos serviços.
Ação Nacional Contra as Alterações na Lei de Planos de Saúde
Aproveitando a ação referente ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon também promoveu na mesma oportunidade uma manifestação contra alterações que poderão ser feitas na lei que visa planos de saúde. As três alterações que estão previstas são: a restrição a atendimento de urgência e emergência, a alteração nos critérios das penalidades e a subordinação contratada, que afasta a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
O Procon
Os ferrazenses que possuírem algum problema com relação a consumo, podem procurar o Procon de Ferraz, que está localizado na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco, dentro do Centro de Integração a Cidadania (CIC). O órgão atende das 8h30 às 17 horas e é preciso estar munido de documentos pessoais e documentos referentes a reclamação. O Procon também pode ser acionado por meio de registro de denúncia para fiscalização. Para mais informações, o munícipe pode entrar em contato pelo 4679-4782.