A pedido do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, se reuniu na última semana com a equipe da Bandeirantes Energia, a EDP. A reunião ocorreu na Prefeitura, na Vila Romanópolis, e tratou de questões que focam diminuir a poluição visual da cidade no que diz respeito a fios nos postes de luz.

A administração municipal já vem realizando um mapeamento de postes que estão sobrecarregados de fios, o que é irregular. A norma da EDP é que cada poste possua apenas sete compartilhamentos. As empresas que necessitam deste tipo de instalação devem entrar em contato com a Prefeitura e com a EDP para que uma licença seja emitida, para que só então, o fio seja colocado no local indicado, assim resultando no controle do número de fios.

Para resolver essa contrariedade, na ocasião, foi decido que um grupo de trabalho será criado para notificar as empresas que não solicitaram tal licença, e que será dado um tempo específico para que elas regularizem suas situações. O grupo será criado por meio de um decreto que deve ser assinado pelo prefeito Zé Biruta até o começo do próximo mês e que será formado por representantes do Executivo, Legislativo e da própria EDP Energia.

O titular de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, explica que a questão não é apenas a poluição visual, mas que o problema vai além disso. “Fora o visual da cidade, isto também implica na segurança. Os caminhões passam e acabam levando os fios que não estão de acordo com as normativas que devem ser seguidas. Com a regularização que estamos promovendo, até pontos relacionadas a empresas de serviços clandestinos serão solucionados”, afirma Ferreira.