A cidade de Ferraz de Vasconcelos terá a “Semana de Orientação Profissional” a ser realizada, anualmente, no período que ao dia 1º de maio, ou seja, na data dedicada aos trabalhadores. A criação do evento foi aprovada em segundo turno na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 19. O texto é de autoria dos vereadores Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue e Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri.

Com isso, a matéria deve seguir nos próximos dias para sanção do Poder Executivo. Na prática, a “Semana de Orientação Profissional” tem como objetivos auxiliar as pessoas a identificarem a sua vocação, encaminhar os participantes para o mercado de trabalho ou a cursos acadêmicos de acordo com o interesse de cada um. Além disso, a população será informada sobre contratos de trabalho e suas cláusulas.

Para desenvolver a “Semana de Orientação Profissional”, o governo municipal poderá fechar parcerias sem nenhum ônus aos cofres públicos com escolas públicas ou particulares de nível técnico ou profissionalizante, universidades públicas e privadas, associações e entidades vinculadas ao tema. A municipalidade também poderá convidar profissionais de várias áreas para proferirem palestras.

O projeto de lei prevê ainda que a administração da cidade realize atividades pedagógicas em conjunto os professores, estudantes e demais participantes. Para os autores, a promoção da Semana de Orientação Profissional tem uma importância muito grande, sobretudo, por ajudar as pessoas a escolherem, corretamente, a profissão a seguir e, ao mesmo tempo, contribuir  para o ingresso no mercado de trabalho.