Após solicitação do vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS) e do secretário de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos, Rodrigo de Freitas Siqueira, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Ferraz será contemplada com o valor de R$250 mil reais para que seja realizada reforma predial no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da cidade.
No fim do ano anterior Renatinho e Rodrigo apresentaram ao secretário estadual, Fernando Pesaro, o pedido formal e o informaram que o local estaria fechado desde outubro de 2016 por problemas estruturais.
Ainda na mesma reunião, Pesaro havia afirmado que enviaria toda a documentação necessária ao palácio do Governo do Estado de São Paulo, para que fosse estudado e aprovado. Nessa terça-feira (27) foi publicado no Diário Oficial a aprovação do envio da verba para a municipalidade.
De acordo com Siqueira, durante o ano de 2017 os atendimentos básicos prestados aos idosos passaram a ser executados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Durante primeiro semestre de 2017, cerca de 400 idosos foram atendidos pelo Cras. Entretanto, esse número poderá ser ampliado com o retorno dos serviços no CCI”, argumentou.
Segundo Renatinho, o pedido entregue à Pesaro visa oferecer readequação arquitetônica ao espaço, que se encontra fechado a mais de um ano. Afirma ainda que o retorno beneficiará cerca de 40 idosos por dia, que terão acesso a atendimento psicológico, atividades físicas, oficinas culturais e palestras, além de receberem algumas refeições ao longo do dia.
“Ferraz de Vasconcelos tem 4,3% de população idosa, pouco mais de 7 mil moradores que voltarão a utilizar dos serviços oferecidos pelo CCI.” Relatou o parlamentar.
Essa não é primeira bandeira que o vereador levanta em prol dos idosos, o mesmo também apoia que o transporte público do município seja gratuito para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com a lei federal, pois atualmente só é oferecido o benefício para idosos com 65 anos ou mais.
O valor para a reforma deve ser encaminhado ao município assim que os tramites legais forem concluídos, tal como a assinatura do convênio que deve ocorrer na próxima semana, juntamente da entrega dos documentos necessários por parte da Prefeitura Municipal.