Pré-candidato a deputado federal, Junior Orosco (PDT) manteve encontros políticos na Vila Ré e em Itaquera, em São Paulo; na Vila João Ramalho, em Sacadura; no Jardim Estádio, em Santo André; e na Vila Vitória, no Itapark, Jardim Primavera, Vila Real, Parque das Américas e Zaíra em Mauá.

Nas reuniões, Junior ouviu muitas reclamações sobre as alterações que a Prefeitura de São Paulo está fazendo no transporte urbano. No início do ano, 80 linhas de ônibus tiveram seu percurso alterado; trajetos foram diminuídos, obrigando os usuários a aumentar o número de viagens de integração. Além disso, com a nova licitação do sistema de transporte, a Prefeitura de São Paulo quer reduzir 1000 ônibus no sistema, extinguir 149 linhas e alterar o trajeto de outras 134, o que vai piorar muito a situação da mobilidade urbana na cidade.

Junior afirmou que a situação do Grande ABC também é bastante ruim. “O transporte público de Mauá tem poucos veículos, velhos e em mau estado de conservação. O sistema da EMTU, que interliga os municípios, é muito precário, com integração falha entre as cidades e com pouquíssimos horários. É muito difícil depender de transporte público na região”, afirmou.

O pré-candidato a deputado federal disse que é preciso eleger candidatos que tenham coragem de mudar essa situação. “Nós precisamos eleger pessoas que conheçam o transporte público e que tenham coragem de encarar o governo do Estado e o ministro dos Transportes para aumentar os recursos para o transporte no Grande ABC e na própria cidade de São Paulo”, disse.

Junior também apontou algumas soluções para a situação. ”Tudo que a cidade de São Paulo não precisa é diminuir o número de ônibus disponíveis para a população. A Prefeitura tem que investir na logística do transporte. Já existem recursos tecnológicos para determinar a quantidade de veículos necessários em cada linha. Aqui no ABC a situação não é diferente. Não podemos conviver mais com o descaso da EMTU. As linhas são poucas e sem integração. Temos que conseguir recursos com o governo federal e estadual para que o transporte público da nossa região tenha mais ônibus, com qualidade e pontualidade. É preciso convencer o governo do Estado a investir no Expresso ABC para que a linha expressa até São Paulo opere o dia inteiro e que chegue até Mauá”, afirmou Junior Orosco.