Ferraz de Vasconcelos já tem seus 30 delegados que irão participar dos debates na “Conferência Intermunicipal de Educação – Conae 2018”, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril em Suzano. A audiência para a escolha dos representantes ocorreu na cidade no dia 11 de abril na (Emef) “Prefeito Helmuth Hermamm Hans Louis Baxmann”, no Parque São Francisco.

Na oportunidade, aproximadamente 60 pessoas estavam presentes, de vários segmentos das redes de educação municipal, estadual, privada, de ensino superior e técnico profissionalizante, além de membros de conselhos municipais,sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONG’s) e sociedade civil. A votação ocorreu de forma tranquila e organizada, como definiu o técnico de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Reginaldo da Silva Oliveira. Além disso, os presentes puderam participar de uma palestra que tratou sobre a história da educação já nos moldes da Conferência.

Também no encontro ficou definido que os delegados de Ferraz participarão dos debates referentes ao Eixo VII das discussões: Planos decenais, Sistema Nacional de Educação (SNE) e valorização dos profissionais da Educação, formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. O tema geral da etapa intermunicipal será “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): Monitoramento, Avaliação e Proposição de Políticas Para a Garantia do Direito a Educação de Qualidade Social, Pública, Gratuita e Laica”. Após este encontro, será aguardada a etapa nacional da Conferência, em novembro.

De acordo com a secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, a audiência pública que elegeu os 30 delegados mostrou o interesse do município em avançar em tudo que diz respeito a Educação. “Por meio de uma determinação do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) estamos em busca de todos os instrumentos possíveis para melhorar a qualidade do nosso ensino, e participar da Conae é uma destas ferramentas. O número de participantes na audiência pública indicou que estamos no caminho certo”, afirmou a titular.