A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos divulgou nesta quinta-feira (18 de abril) o balanço dos atendimentos realizados no “Março Lilás”. Foram 3,370 exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s’) da cidade, que inclusive em alguns dias estenderam seus horários de funcionamento.

Os atendimentos foram realizados nas UBS’s do bairro da Cidade Kemel, Bela Vista, Castelo, CDHU, Centro, Vila Jamil, Vila Margarida, Nações, Vila Santo Antônio, Jardim São Lázaro e Vila São Paulo, além do Centro de Especialidade Médicas (CEM) e o Mais Mulher.

Na contabilização final dos serviços, 1,398 foram atendimentos em grupo, 951 coleta de papanicolau, 482 testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite A, bem como 40 exames de Tuberculose (BK), 393 ultrassonografias transvaginais (USG TV) e 106 exames de densitometria óssea.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Feitosa, a ação foi mais do que positiva e atingiu o esperado. “Tivemos bons números, as mulheres ferrazenses aderiram bem, e estamos muito felizes por isso. O prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) desde o começo fez questão de promover mais uma vez esta ação na cidade e o resultado final foram mulheres mais informadas sobre elas mesmas e mais cuidadosas em relação a própria saúde”, salientou Feitosa.

Vale ressaltar que o “Março Lilás” se tratou apenas de uma intensificação de serviços que são oferecidos durante o ano em todas as UBS’s da cidade.