Apesar de todo o esforço da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para reduzir o déficit de vagas em creches na cidade, a atual gestão ainda não construiu nenhuma unidade até a presente data. A solução encontrada pela municipalidade tem sido fechar parcerias com entidades privadas, ou seja, terceirizando o atendimento por meio de Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. Estima-se a existência de mais de 1,3 mil crianças de zero até três anos e 11 meses esperando por uma oportunidade.

Para passar a limpo esse importante assunto na cidade, o vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR apresentou um requerimento na última sessão ordinária, na segunda-feira, dia 23. Na reivindicação, o parlamentar emedebista solicita que a Câmara Municipal seja informada sobre o número de creches e de pré-escolas em atividade contendo inclusive o nome delas, a lista de endereços e de telefones. Ele quer saber ainda a quantidade de unidades conveniadas.

Além disso, no documento, Marcos BR questiona também quais as entidades mantenedoras de creches parceiras e o valor do repasse mensal para cada instituição. Por fim, o vereador busca informações do limite permitido por recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para o número de convênios com organismos do Terceiro Setor. Enfim, são dúvidas que o parlamentar tenta obter a devida ciência, já que tem por atribuição principal fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Na segunda-feira, Marcos BR propôs ainda ao governo municipal a transformação da Rua Efigênia Ferreira de Oliveira, no Conjunto Residencial Presidente Castelo Branco, na região da Vila Santo Antônio em via pública de lazer aos finais de semana e feriados. Para ele, a decretação da “Rua de Lazer” representa um justo pedido da própria comunidade, sobretudo, de pais de famílias tendo em vista que a cidade não dispõe de espaços públicos onde os moradores possam passear e praticar atividades recreativas.