A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta quarta-feira (2 de maio) mais uma palestra que contemplou a educação ambiental no município. Com o tema “Tratamento e Disposição dos Resíduos Sólidos”, o encontro ocorreu no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque Dourado, e reuniu aproximadamente 30 professores multiplicadores.
O mestre em tecnologia ambiental, especialista em tecnologia e ciência de materiais vítreos e engenheiro de materiais cerâmicos, Marcelo Suster, foi quem ministrou aos presentes sobre a importância do ser humano diminuir a geração de lixo, sendo assim, menos consumista. Para isso, o especialista realizou um estudo específico sobre Ferraz, que indicou uma produção de 1,1 quilo de lixo por habitante por dia. Com este estudo didático, o trabalho dos professores em sala de aula foi facilitado.
Agora, a função dos educadores da rede municipal é passar o conteúdo aprendido para os alunos, desenvolvendo vários tipos de atividades para a fixação e conscientização do tema. Vale ressaltar que cada mês é tratado uma temática diferente. No mês passado foi tratado sobre água, e em junho o tema será o meio ambiente no geral devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, datado oficialmente em 5 de junho.
De acordo com professor coordenador pedagógico de projetos da Educação ferrazense, Reginaldo da Silva Oliveira, um dos pontos fortes da palestra foi em relação a reciclagem. “Quando falamos em resíduos sólidos não tem como não falarmos da reciclagem, e acho que os professores saíram conscientes da importância dela. Aproveito para a agradecer a secretária de Educação Valéria Eloy da Silva Kovac, e ao prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) que continuam dando todo o apoio no prosseguimento do ensino ambiental na cidade”, disse Oliveira.