O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta segunda-feira (7 de maio) a formatura dos alunos de quatro cursos do Centro de Integração Social (CIS). A solenidade ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e contou com a presença do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, e demais autoridades do município.

O certificado foi entregue para aproximadamente cem alunos dos cursos de Construção Civil (60 horas), Maquiagem (48 horas), Corte e Costura (60 horas) e Elétrica (70 horas). As aulas foram ministradas por professores do Centro Paula Souza e técnicos da Prefeitura de Ferraz. Segundo a presidente do Fundo Social, Bruna Chacon, filha do prefeito Zé Biruta, o feedback dos alunos foi positivo. “Eles não queriam que os cursos acabassem, até perguntaram da possibilidade de uma turma avançada, mas agora abriremos espaço para novos alunos”, disse Bruna.

Ainda de acordo com a presidente do Fundo ferrazense, a iniciativa de qualificação profissional é um dos objetivos do órgão. “Prometi me dedicar neste sentido, porque todos temos um dom e às vezes o que falta é a oportunidade para exercê-lo. Acredito na dignidade, na capacidade de cada pessoa se sustentar sozinha, por isso creio tanto no pontencial destes cursos e alunos. Por meio das formações levantamos autoestima e transformamos vidas”, destacou Bruna Chacon.

O prefeito Zé Biruta ressaltou o quanto estas qualificações podem destacar o currículo do candidato na hora de uma seleção. “O Brasil tem 13 milhões de pessoas desempregadas, está difícil arranjar um trabalho, mas agora vocês têm mais um item para colocar no currículo. O que nós aprendemos ninguém tira da gente, e isso é o mais importante, afinal aprender nunca é demais. Ferraz não fica uma semana sem ter cursos, essa é uma pequena contribuição que neste momento podemos dar aos nosso munícipes. Quero dar os parabéns a cada um pelo esforço e desejar boa sorte”, afirmou o chefe do Executivo.

Também na cerimonia estiveram presentes os vereadores Hodirlei Martins Pereira e Renato Ramos de Souza, os secretários municipais Francisco Pereira de Brito (Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida) e Rodrigo de Freitas Siqueira, os professores representantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ferraz, Márcia Cristina de Sousa Silva e Adriano Amancio de Oliveira, a coordenadora técnica do Centro Paula Souza, Laura Magalhães, além da técnica regional do Fundo Social do Estado, Regiane Fernandes.

Cursos no CIS

Outra formatura já está prevista para agosto, que certificará os alunos do curso Cozinha Paulista, Design de Sobrancelha, Cabeleireiro, Corte e Costura e Manicure e Pedicure. Já há também uma turma fechada para iniciar a formação de Construção Civil. Segundo a presidente do Fundo, Bruna Chacon, a parceria com o Centro Paula Souza permanecerá para a vinda de mais formações para a cidade. “Nossa parceria é forte e com certeza vamos trazer mais cursos para Ferraz em breve”, falou.