Para os amantes da poesia nacional, dia 19 de maio, chega às livrarias obra inédita da escritora Patrícia Parra. A coletânea “Constelação de Caminhos” conta trabalhos autorais produzidos nos últimos dez anos pela autora. É a terceira obra de Patrícia, que desta vez, recebe a chancela da vanguardista editora Patuá, que carrega 2 prêmios Jabuti. Ela recebe convidados no Patuscada Bar e Café, na cidade de São Paulo, para apresentar o livro em primeira mão.

Nas 96 páginas de sua obra, a autora descreve em poemas seus sentimentos e emoções misturados às percepções de sua vida íntima e acontecimentos do cotidiano, como o atual cenário político brasileiro. “Acredito no amor, nas emoções. A vida nada mais é que gente se relacionando, seja da maneira que for. Pessoas me intrigam, me inspiram e me inquietam”, explica a autora.

Para Patrícia a poesia é um misto de sonho, realização e refúgio. Desde menina, a autora sabia que queria escrever. Ela seguiu os passos de seus grandes ídolos da literatura, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e se tornou servidora pública, exatamente o mesmo caminho que fizeram a maioria de seus autores preferidos. A poeta cursou a graduação, e buscou apoio na Academia de Letras do Largo do São Francisco, aprimorando-se, fazendo amigos e contatos importantes. Aos 25 anos, foi aprovada em um dos mais disputados concursos públicos do país.

“A poesia é minha vida. Quando pequena, escrevia e compunha ao piano, sempre registrando meus pensamentos. Na vida adulta, passou a ser uma forma também de aliviar tensões e emoções, mais do que terapêutico, é o momento de descarregar aquilo que me provoca e isto fica muito transparente neste livro”, explica a escritora. Ela complementa, ainda, que amadureceu a forma de expressar as impressões e estruturar as ideias. Ela tem na bagagem mais duas publicações: “Cacos da Vida” (1998) e “Rascunhos” (2007).

Os textos trazem temáticas variadas, que vão desde situações cotidianas até o atual cenário político brasileiro, com um viés crítico e um olhar que transita entre o emocional e o passional. A política, inclusive, sempre marcou a vida de Patrícia, que desde a juventude no interior paulista, desafiava o sistema e questionava justiça social, política e direitos. Chegou a ser filiada de partidos políticos e candidatou-se para um cargo eletivo, mas percebeu que, seu grande chamado era no serviço público, onde poderia fazer mais pelo país.