A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (18 de maio) uma exposição em alusão ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. O evento ocorreu na Praça da Bíblia, no Centro, e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas.

As obras expostas ao público foram produzidas pelos pacientes dos três serviços de saúde mental da cidade: Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Caps AD) e Ambulatório de Saúde Mental. Os presentes puderam apreciar fotos, textos e artesanato. Além disso, houve apresentações de coral, voz e violão e um momento de microfone aberto para população.

De acordo com a coordenadora de saúde mental de Ferraz, Gabriela Kulcsar, a data deve ser lembrada, pois o objetivo é sempre evoluir do que diz respeito a saúde mental. “Antes os tratamentos para pacientes da saúde mental eram realizados no Brasil de forma a privar esta pessoa de sua liberdade, internando ela em instituições manicomiais. Por meio de políticas da saúde mental, hoje este tratamento visa cuidar, mas com liberdade. Queremos uma sociedade transformada neste sentido, que defenda as diversidades, equidade e democracia. Todo ano fazemos alguma coisa para lembrar esta data, e neste ano, com o apoio do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), fizemos o mesmo”, disse Gabriela.

Saúde Mental em Ferraz

Os equipamentos de Saúde Mental em Ferraz são destinados ao atendimento de pacientes com transtornos mentais, oferecendo serviço clínico e reabilitação psicossocial que favorecem o exercício da cidadania, e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, educação, lazer, esporte, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Vale ressaltar que a maioria dos pacientes atendidos nestes locais vivem em situação de extrema vulnerabilidade social.

O município conta com três pontos de atendimento especializado em Saúde Mental: o Ambulatório de Saúde Mental (Rua Guarani, 581 – Vila Santo Antônio), o Centro de Atenção Psicossocial II, o Caps II (Rua Nove de Julho, 439 – Centro), e o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e Outras Drogas, o Caps AD (Rua Lutécia, 80 – Jardim Dayse).