A falta de segurança pública afeta a cidade de Ferraz de Vasconcelos de um modo geral, porém, os constantes roubos e furtos de celular, entre outros, pertences de moradores e alunos da Escola Técnica Estadual (Etec), no Jardim São João, estão deixando em pânico as potenciais vítimas.  Segundo os relatos de munícipes e estudantes, a onda de assaltos à mão armada nas imediações da unidade escolar acontece em plena luz do dia.

Para tentar dar uma freada nos índices de criminalidade no entorno da Etec, a Câmara Municipal aprovou um requerimento em forma de ofício ao comandante da 3ª Companhia, do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), capitão Roberto Leandro da Cruz. No documento de autoria do vereador, Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox, a Casa pede a realização urgente de rondas ostensivas pela corporação no local. A solicitação foi votada, por unanimidade, na segunda-feira, dia 21.

De acordo com o vereador Eliel Fox, os moradores próximos a Etec e os alunos estão enfrentando momentos de terror por conta de ação impune de marginais, sobretudo, os estudantes do período noturno. Ainda, segundo ele, para piorar a situação a iluminação pública é bastante precária, o que acaba facilitando o “trabalho” de criminosos. Para tanto, o parlamentar cobra a união de todos para pressionar as autoridades competentes a adotarem medidas preventivas, no Jardim São João.

Já o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue afirmou que o reforço do patrulhamento ostensivo pela PM deve abranger todas as escolas estaduais e não apenas a Etec.  Para ele, a presença de estudantes virou um verdadeiro chamariz para a bandidagem e, ao mesmo tempo, o quadro tende a agravar-se a partir do segundo semestre quando começam as aulas da Faculdade de Tecnologia (Fatec). No total, calcula-se a movimentação diária de até cinco mil pessoas no complexo educacional.

O aumento crescente da violência contra moradores e alunos da Etec também recebeu críticas dos vereadores Pedro Paulo de Almeida (PR), o Professor Pedro, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, Alexandre Barboza dos Santos (PDT), o Professor Xandão, Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness e de Claudio Ramos Moreira (PT). Na opinião deles, o povo ferrazense clama por segurança pública há muito tempo.