O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ferraz de Vasconcelos, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, capacitou nos dias 21, 22, 28,29 e 30 de maio, aproximadamente 60 profissionais da saúde sobre testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. As orientações foram ministradas no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, na Vila Correa.
A ação teve como objetivo formar servidores mais dominantes de técnicas para o diagnóstico precoce das doenças, além de ampliar o atendimento e serviço oferecido a este público.
Nos dias 21 e 22 de maio, as formações foram direcionadas para profissionais de nível superior da rede. Já nos dias 28, 29 e 30 de maio a capacitação foi para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, tanto da rede municipal, como do próprio Hospital Regional e do município de Santa Isabel.
De acordo com interlocutora do Programa HIV/IST de Ferraz, Valquiria Lima de Santana, a ação foi positiva e a equipe está satisfeita com o resultado. “Com o apoio do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), fizemos esta capacitação e a adesão foi muito boa. A equipe estava comprometida e com certeza a partir disto, o atendimento a população será melhor”, afirmou Valquiria.
Hoje, o SAE realiza o tratamento de 268 pessoas que possuem HIV. Além do SAE, o tratamento pode ser feito em outros municípios ou no Hospital Regional, local em que são distribuídos também os medicamentos.
Após a capacitação, as unidades de saúde do município estarão aptas para detectar, por meio do Teste Rápido, os vírus da HIV, Sífilis e Hepatites B e C, permitindo que o munícipe procure a unidade mais próxima de sua casa.
A sede do SAE fica na rua Carlos Gomes, 150, no centro de Ferraz de Vasconcelos. O local atende pelo telefone 4679-1961.