A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos recebeu treinamento prático de tiro com arma de fogo nos dia 6 e 7 de junho. Ao todo, 88 guardas municipais participaram das atividades realizadas no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército, localizado em Jundiaí.

De acordo com o comandante da GCM, Cléverson Ramos, todos os servidores que passaram pelo curso realizaram uma avaliação psicológica, que indicou os guardas aptos para participarem da capacitação. Os que não passaram neste teste, serão reavaliados em outra oportunidade para também exercer o treinamento. “Há uma necessidade de atender a legislação vigente, a qual dispõe sobre o armamento da GCM, sendo uma obrigatoriedade legal”, afirmou Ramos.

A pedido do próprio comandante da Corporação, a administração municipal ofereceu todo o aparato para que a formação fosse realizada. “A capacitação dentro do exercício das atividades operacionais é extremamente importante, assim como manter a atualização do profissional por meio de cursos e orientações. Dessa forma, melhoramos a técnica de cada agente, o que reflete na qualidade da prestação do serviço público”, disse o comandantes.

Ferraz possui 92 guardas civis e a Guarda Municipal é armada desde 2007.

Invasão frustrada

Na sexta-feira, dia 8, a Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) de Ferraz frustrou uma tentativa de invasão na Rua Salmos 91, na Vila Jamil, onde indivíduos construiam uma fundação para posteriormente levantar a estrutura de uma casa. As obras estavam sendo realizadas em uma área de utilidade pública, onde até a calçada foi invadida pelos infratores. Por meio de denúncia, foi possível que o embargo da obra. O próximo passo é a demolição do alicerce, e se for descumprida a ordem de embargo, será aplicada multa por ocupação e parcelamento irregular de solo.