Teve início na manhã desta quarta-feira (dia 13 de junho), em Ferraz de Vasconcelos, o curso profissionalizante de Corte e Costura Industrial, que será ministrado na unidade móvel (carreta) do Viarápida Emprego instalada na Praça dos Trabalhadores, na região central da cidade. O curso coordenado pelo Centro Paula Souza é resultado de um convênio formalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário (SMDEA) com o Governo do Estado. O secretário Pedro Elias Bou Assi e empresários do setor têxtil participaram da abertura das aulas. O curso tem duração de 20 dias e é dividido em três turmas com 20 alunos cada, de 2ª a 6ª feira, nos horários das 8 às 12h10, 13 às 17h10 e 18 às 22h10. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

“O curso de Corte e Costura Industrial vem ao encontro da necessidade das empresas têxteis instaladas no município, que carecem de mão de obra especializada e têm de contratar profissionais de fora do município. Com essa capacitação o morador de Ferraz tem a oportunidade de atender essa deficiência entrar no mercado de trabalho na própria cidade onde reside”, avalia o secretário Bou Assi.

O chefe da Pasta de Desenvolvimento Econômico explica que a formalização desses convênios com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Centro Paula Souza, já vem sendo desenvolvido desde o início de janeiro do ano passado. “Por orientação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Zé Biruta), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem atuando na política de pública de ampliar a vinda de cursos do Viarápida, para capacitar os trabalhadores ferrazenses e inseri-los no mercado de trabalho interno”, salienta o secretário ferrazense.

Participaram da aula de abertura do curso, o secretário municipal Pedro Elias Bou Assi (Desenvolvimento Econômico e Agropecuário), Vagner Vallet Ninck (diretor de Agricultura), Thiago Severo (coordenador de Desenvolvimento Econômico) e os empresários do ramo têxtil Rodrigo Dini, Edson Santiago e Alexandre Martinho.

Viarápida

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação da Pasta estadual, o programa oferece 211 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em 28 unidades móveis (carretas) que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base no sistema de levantamento desenvolvido pela Secretaria Estadual, que considera indicadores populacionais, de atividade econômica dos municípios, da movimentação de trabalhadores do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros. O programa já atendeu aproximadamente de 220 mil pessoas.