Na sessão solene para celebrar os 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, realizada na noite de ontem (18), a Câmara de Suzano homenageou 20 representantes da colônia japonesa no município. Entre eles, três ex-vereadores: Pedro Nakamura (que exerceu seu primeiro mandato na primeira legislatura da Casa de Leis, em 1949), Kazuhiro Mori (que também foi vice-prefeito por três mandatos) e Luiz Higashi.

Também foram entregues placas de homenagem a outros 17 integrantes da colônia japonesa, escolhidos pela Comissão Municipal de Celebração dos 110 anos da Imigração Japonesa. São eles: Fumio Oura, Mitsuo Anraku, Shichiro Takeyoshi, Takatsugu Fujimura, Minor Harada, Paulo Hayashi, Naoyuki Gyotoku, Masachika Takaki, Yuji Yamagami, Alberto Kariya, Haruo Oura, Kazuo Nakada, Kazuhiko Ino, Minoru Yoshida, Luiz Kagohara, Mikio Sawada e Kazuyti Iuahara.

O presidente da Câmara de Suzano, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, destacou a contribuição da colônia japonesa para o desenvolvimento da cidade. “Essa integração refletiu na vocação econômica do nosso município, fazendo com que a cidade ocupasse um lugar de destaque tanto na produção agrícola quanto industrial do país”, disse. “Este laço também fez com que Suzano ganhasse um caldo de cultura muito interessante, que pode ser observado na miscigenação da nossa população e nas mais diversas festas de origem japonesa existentes no calendário oficial da cidade”, acrescentou.

Ele também falou da forte presença de descendentes de japoneses na política do município. “Tanto que temos entre os homenageados desta noite três ex-vereadores de origem japonesa, que muito fizeram no campo Legislativo pela nossa cidade”, afirmou.

Também participaram do evento os vereadores Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Lisandro Frederico (PSD); e Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), falou sentir-se honrado de sua origem japonesa: “É uma grande satisfação fazer esta justa homenagem aos que fazem parte da história de nossa cidade. Hoje, nós somos mais de 2 milhões de descendentes que contribuem em diversas áreas de nossa sociedade”, disse.

Kazuhiro Mori discursou em nome dos 20 homenageados no evento. Citando a fábula do pássaro que, sozinho, tenta apagar o incêndio de uma floresta buscando água em seu bico, ele destacou a importância da união: “Cada um tem que fazer a sua parte, porque ninguém constrói nada sozinho.”

O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) elogiou a iniciativa da Câmara de homenagear a colônia japonesa de Suzano. “Estamos comemorando 110 anos da imigração japonesa. Essa homenagem tem que acontecer todos os anos, porque a presença dos japoneses no Brasil é muito forte. Suzano, assim como tantas outras cidades, é privilegiada de ter recebido uma grande quantidade de imigrantes, que trabalharam duro e venceram pela determinação, inteligência, disciplina e coragem.”

O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (MDB), ressaltou a importância de os descendentes valorizarem a cultura japonesa. “Devemos, sim, valorizar a nossa cultura, nossa história, nossos princípios”, afirmou.

Também compuseram a mesa de autoridades da sessão solene Artur Takayama, representando deputado federal Walter Ihoshi (PSD); o vice-presidente da Associação Cultural Suzanense (Bunkyo), Reinaldo Katsumata; e o delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Nelson Sais. O evento também contou com presença de secretários municipais.