A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 22 de junho. A decisão foi tomada depois de orientação do Ministério da Saúde. Na cidade já foram vacinadas 19.543 pessoas dos grupos prioritários, o que representa 54,57% da meta a ser alcançada, e 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão oferecendo as doses no município.
A meta municipal de imunização é 33.990 ferrazenses vacinados, representando 90% de cada grupo prioritário, sendo pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.
Vale ressaltar que a vacinação já foi aberta para mais dois grupos no quadro de prioritários: adultos entre 50 e 59 anos de idade e as crianças entre 5 a 9 anos, que para atingir um número maior deste grupo, a equipe da Vigilância Epidemiológica está vacinando alunos nas creches e Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei’s) por meio do Programa Saúde na Escola. A previsão é que 1,2 mil alunos sejam imunizados.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente, a procura continua baixa e a população deve procurar pela imunização. “Nosso número de vacinados, infelizmente, está abaixo do esperado, por isso estamos indo nas escolas, até para tentar aumentar esse número. Pedimos para que a população nos procure, temos doses disponíveis, e é necessário que os grupos prioritários estejam atentos para não perder mais esta prorrogação”, disse.
Para tomar a vacina, o ferrazense deve estar munido de carteirinha de vacinação e RG, e comparecer em uma UBS de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.