Uma nova frente da Operação Tapa-Buracos, em Ferraz de Vasconcelos, começou nesta quinta-feira (21 de junho) no limite com Guaianases. Depois de finalizados os reparos no local, os serviços continuarão seguindo na via, até passarem pelo centro da cidade e chegarem no limite com Poá.

Além dos serviços de pavimentação, que estão sendo feitos pela empresa ganhadora da licitação, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos está realizando a limpeza de vias, praças, pintura e revitalização de sarjetas, e manutenção de bueiros. O objetivo é que todos os serviços de zeladoria sejam concentrados nos pontos que estiverem recebendo a Operação. Vale ressaltar que uma dura fiscalização está sendo executada para garantir a qualidade de cada atividade.

Também no limite com Guaianases, um terreno e uma praça ao lado da antiga Escola Técnica do Estado (Etec) foram limpos. Máquinas e caminhões da Prefeitura estão auxiliando nos serviços, bem como a Secretaria de Transporte Mobilidade Urbana de Ferraz, por meio do departamento de Trânsito, e a Guarda Civil Municipal (GCM).

De acordo com o diretor de Serviços Urbanos de Ferraz, João Paulo Rodrigues Pereira, é fundamental que todos os serviços estejam concentrados nos locais para uma total revitalização. “Com certeza o resultado dessa Operação Tapa-Buracos será uma cidade renovada. Para isso, enquanto a pavimentação acontece, a gente vêm com a limpeza e o que mais for preciso para melhorar o visual de Ferraz. Essa aglomeração de serviços foi uma determinação do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) e vamos cumpri-lá com rigor”, afirmou Pereira.

Ação da GCM

Durante a limpeza do terreno existente ao lado da antiga Etec de Ferraz, a GCM foi acionada, pois foi constatado o início de uma invasão no local. Com a chegada da GCM, algumas pessoas evadiram-se, mas aproximadamente dez indivíduos foram averiguadas e os barracos vistoriados.

De acordo com o comandante da GCM, Cléverson Ramos, o terreno tinha sido estabelecido para o consumo de entorpecentes, principalmente de Crack. Nenhuma substância ilícita foi apreendida, apenas cachimbos e utensílios para a prática ilegal.

Ainda segundo o comandante, já há estratégias para evitar a reincidência da situação. “Em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, iremos manter o local visível para que seja mais fácil para a GCM e até para Polícia Militar identificar outra tentativa de invasão ou consumo de drogas. A população também pode nos ajudar denunciando pelo 153 ou pelo 190 da Polícia Militar”, disse Ramos.