Presidentes e coordenadores do Fundos Sociais de Solidariedade do Alto Tietê se reuniram nesta quinta-feira (21/06), em Suzano, com a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Lúcia França. O encontro teve o objetivo de discutir as ações desenvolvidas em parceria por municípios e Estado, entre elas, os novos projetos Costurando o Futuro e Natal Encantado.
Na reunião, a presidente do Fundo Social do Estado teve a oportunidade de conhecer a atuação do Conselho do Fundo Social do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e destacou a integração regional. Entre os destaques, foi apresentado o balanço do evento Família Solidária, promovido no último final de semana por Mogi das Cruzes com apoio de todas as outras cidades na venda de convite. O resultado foi a conquista de R$ 20,1 mil para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
“Essa união é um exemplo a ser seguido por outras regiões, pois atuando em conjunto as ações ficam mais fortes e se consegue ter mais voz. Temos aqui um exemplo de harmonia dos municípios e como os resultados evoluem a partir disso”, enfatizou Lúcia França, ao destacar o modelo da atual gestão do governador Márcio França. “Nós acreditamos na força do município. É para o prefeito que a população pede, portanto, temos de fortalecer os municípios”, afirmou a primeira-dama do Estado.
Durante a reunião, os integrantes do Conselho do Fundo Social do Condemat tiveram a oportunidade de discutir aspectos técnicos dos projetos com a assessora do Estado para a Zona Leste, Regiane Fernandes. Além de questões como prazo, destinação de maquinários e novas regras para implantação de projetos como o de Padaria Artesanal, também foi pedido reforço nas doações de tintas e outros materiais para o desenvolvimento do Natal Encantado, ação lançada pelo Estado com inspiração na cidade de Guararema e que visa a decoração das cidades para o Natal.
“Entendemos que pelo convênio não tem como o Estado destinar mais materiais para os municípios, mas isso é possível através das doações que o Fundo Social estadual recebe de parceiros e será importante para os municípios fazerem um bom trabalho”, argumentou a presidente do Conselho do CONDEMAT, Larissa Ashiuchi, primeira-dama de Suzano.
Larissa destacou a participação de Lúcia França na reunião do Conselho do CONDEMAT, que foi criado em janeiro de 2017 e pela primeira vez teve a oportunidade de uma reunião técnica com o Fundo Social do Estado. “É muito importante para todos nós a sua presença, pois a nossa proposta é fortalecer as ações, não só no assistencialismo, mas no desenvolvimento das pessoas. Com essa união dos municípios queremos transformar e fortalecer o trabalho dos Fundos Sociais”, enfatizou a presidente do Conselho.
Além de Larissa, participaram da reunião as presidentes dos Fundos Sociais de Guarulhos, Elen Farias; de Itaquaquecetuba, Lucimar Jardim; de Mogi das Cruzes, Karin Melo; e de Salesópolis,
Luciana Miranda; além dos coordenadores dos Fundos Sociais de Guararema, Andreza Lacerda; de Poá, Shirley Mariano; e de Santa Isabel, Willian Malagres.