O secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, participou de uma reunião com os prefeitos do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê nesta segunda-feira (25/06) no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. No encontro, ele anunciou a contratação de um estudo para quantificar o retorno dos investimentos na cultura na geração de emprego e renda no Estado e nos municípios. Os prefeitos também se reuniram com o novo comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Antonio Joaquim de Oliveira Neto, e discutiram a ampliação das cidades sob a abrangência da corporação.

Coordenada pelo presidente do CONDEMAT, prefeito Rodrigo Ashiuchi, a primeira parte da reunião contou com a participação dos integrantes da Câmara Técnica de Cultura e teve a apresentação de um balanço da parceria com a secretaria estadual, a qual propiciou a troca de informações técnicas e avanço em tratativas para a circulação de exposições e eventos culturais no Alto Tietê, assim como para a elaboração de um Inventário Regional do Patrimônio.

Foram realizadas quatro reuniões com equipes do Governo neste primeiro semestre. “Tivemos uma importante integração entre a secretaria e o consórcio, que exerce um papel fundamental no compartilhamento de soluções e redução de custos”, ressaltou Romildo Campello. “O que peço é que os prefeitos vejam a cultura com outro olhar. Não só da festa e do evento, mas da atividade econômica. Até o final do ano teremos um estudo que vai quantificar o retorno dos investimentos na geração de emprego e renda e teremos em mãos um instrumento que apontará o quão lucrativo é investir na cultura, principalmente se ela dialogar com o turismo e o desenvolvimento econômico”, acrescentou o secretário estadual.

Campello frisou para os prefeitos que ter números reais da economia da cultura é essencial para auxiliar na definição das políticas públicas nos municípios e no próprio Estado. O estudo será desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas e vai trazer um recorte dos últimos cinco anos. “Queremos saber para cada real investido, quanto se gerou de empregos, impostos e cadeia produtiva. A partir disso, será possível fazer melhor uso do que temos de recursos e mostrar o potencial de espraiar o desenvolvimento”, disse aos prefeitos.

“Essa união de secretários municipais e troca de experiências fortalece o trabalho dos prefeitos, assim como essa integração com a Secretaria da Cultura do Estado traz oportunidades para todas as nossas cidades”, destacou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo.

Na segunda parte da reunião, os prefeitos conheceram os planos do novo comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Entre outras ações, o tenente-coronel defendeu uma articulação conjunta com o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12) para que todas as 11 cidades do Alto Tietê façam parte das duas corporações. Hoje, Arujá, Guarulhos e Santa Isabel pertencem a outros comandos.

“Essa junção facilita o planejamento operacional dos municípios que possuem características semelhantes e vínculos administrativos, como é o caso dos que integram o consórcio”, argumentou.

O presidente do CONDEMAT, com apoio dos prefeitos, também avançou nas tratativas com o comandante com o objetivo de ampliar o número de viaturas no Grupamento do Corpo de Bombeiros. A ideia é até mesmo requisitar veículos que estão parados em outras regiões, fazer a manutenção e coloca-los em uso.

“Existe uma desproporção no número de viaturas no 17º em relação a outros grupamentos, o que compromete a reserva de veículos em caso de quebra ou outra situação. Nossas cidades estão se desenvolvendo é fundamental que a estrutura do Corpo de Bombeiros acompanhe essa evolução”, ressaltou o presidente do CONDEMAT.

Além dos prefeitos de Suzano e de Mogi das Cruzes, participaram da reunião os prefeitos de Arujá, José Luiz Monteiro; de Guararema, Adriano Leite; de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes; e de Santa Isabel, Fábia Porto; e representantes dos prefeitos de Guarulhos, Antônio Martinho Risso; de Itaquaquecetuba, João Seleção; e de Poá, Mário Sumirê.