Ferraz de Vasconcelos vacinou contra a gripe mais de 1,3 mil pessoas na última semana. O resultado foi possível por meio de duas ações que a Vigilância Epidemiológica promoveu entre os dias 18 e 22 de junho: a vacinação nas creches municipais e uma ação na Praça da Independência, no Centro. Mesmo com este número, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a procura pela dose é abaixo do esperado. O município já vacinou 19.543 pessoas desde o começo da Campanha.

Nas dez creches visitadas pela equipe do Programa Saúde na Escola, foram 650 crianças, entre 6 meses e 5 anos, imunizadas. A vacinação continuará nas unidades escolares nesta semana, mas agora com o foco nos alunos de 5 a 9 anos. Vale ressaltar que este grupo prioritário, em Ferraz, é o que tem a menor número de vacinados. Professores da cidade também foram imunizados, totalizando 115 docentes.

Já na ação que ocorreu na Praça da Independência, no Centro, foram imunizados 600 ferrazenses. O menor número de vacinados ainda foi o de crianças, e o maior foi de pessoas de 20 a 59 anos. Na ocasião estavam disponíveis mil doses. De acordo com a Vigilância, a intenção é realizar mais ações neste sentido para levar a vacina ao público.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Karina Rente, a vacinação já foi aberta ao público, mas a procura ainda continua baixa. “Estávamos vacinando somente os grupos prioritários, e agora, mesmo abrindo para todas as pessoas, a procura continua abaixo do que a gente esperava, se comparado com os anos anteriores. Faremos outras ações abertas, assim como pediu o prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), mas também queremos que a população procure nas Unidades Básicas de Saúde”, destacou Karina.

Ferraz possui um estoque de aproximadamente 30 mil vacinas e as doses continuarão sendo aplicadas até acabarem. Ao todo, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) oferecem a vacina no município de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A meta municipal é vacinar 33.990 pessoas, representando 90% de cada grupo prioritário.