A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com outros setores da administração municipal, promoveu nesta segunda-feira, 23 de julho, a Parada Pedagógica 2018. Aproxidamente 1,9 mil profissionais da educação ferrazense participaram das palestras com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica em toda a rede municipal de ensino. Foram 22 palestrantes em 11 polos espalhados pela cidade.

As principais programações ocorreram no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, e no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. No CIC foram quatro ministrações: para 151 merendeiras, com a nutricionista Sizele Rodrigues dos Santos, para sete motoristas, com o professor de logística e transporte aéreo e rodoviário, Jorge Henrique Breviglieri, para 35 professores de arte da rede, com a professora de arte, educação e mediação cultural, Elidayana da Silva Alexandrino, e para dez professores multiplicadores do programa de Educação Ambiental da cidade, com o coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) do Estado, José Valverde Machado Filho. Na oportunidade, também esteve presente o vereador Cláudio Ramos Moreira, além da banda da PM que abrilhantou o evento.

Já no anfiteatro da Prefeitura, foram duas palestras, sendo uma para cem inspetores de alunos e vigias, com o bombeiro do município, subtenente da Polícia Militar, Ronaldo Graça, e outra para 88 auxiliares de serviços gerais, serventes, auxiliares de limpeza e Frente de Trabalho, com o presidente da Associação Comercial Industrial de Ferraz (ACIFV), Daniel Balke.

As atividades também foram realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Professora Maria Inês Gurgel, Prefeito Angêlo Castelo, Prefeito Helmuth Hermamm Hans Louis Baxmann, Professora Primorosa Jorge do Nascimento, Halim Abissamra e Sara Tineue, no Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Aprendiz, e na Escola Municipal de Educação Especial (Emee) Monteiro Lobato.

A titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressaltou a felicidade de poder promover a Parada Pedagógica, bem como a importância de cada um que faz parte da comunidade escolar. “Pela primeira vez paramos a rede de ensino por completo para refletir e planejar ações para o próximo semestre, e é uma honra ter cada servidor aqui conosco. A escola deve ser um ambiente transformador, e é para isso que trabalhamos, com o objetivo de receber bem a coisa mais importante que temos, que são nossas crianças. Ressalto que o trabalho do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, pode ainda não ser vísivel para a população, pois trata-se de um trabalho interno de muita administração, mas cumprindo suas determinações, procuramos melhorar a cada dia, e cada funcionário faz essa história com a gente. Vocês são muito importantes”, afirmou Valéria.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, destacou a preocuapação da qualidade do ensino na cidade e a necessidade de promover mais capacitações. “Nós prezamos pela qualidade de aprendizagem, de merenda e tudo que envolve nosso alunos. Quero parabenizar os envolvidos com a Parada Pedagógica deste ano e dizer que com certeza vamos estender este tipo de formação em outras oportunidades”, disse o chefe do Executivo ferrazense.