A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos iniciará neste sábado, 4 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomelite e sarampo. A meta é imunizar 2.966 pessoas para cada vacina. Mulheres grávidas ou munícipes que tenham alergia a ovo ou metiolato (que faz parte da composição da vacina) não devem tomar a dose. A Campanha deve ser finalizada em 28 de agosto.

Na cidade haverá dois dias “D”. O primeiro ocorre neste sábado, onde um posto volante será instalado na Praça da Independência, no Centro, das 9 às 17 horas, e mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8 às 17horas, sendo elas: CDHU, Jardim Castelo, Vila Santo Antônio, Vila Margarida e Jardim São Lázaro. Já o segundo Dia “D” será no dia 18 de agosto, e 12 UBS’s da cidade estarão abertas das 8 às 17 horas.

Nos dias “D”, o público-alvo são crianças de 1 ano completo a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já durante a semana, qualquer pessoa pode se vacinar. Os postos de saúde estarão oferecendo de segunda a sexta-feira, também das 8 às 17 horas, as doses de polio e a caxumba, sarampo e rubéola (SCR). No ato de imunização, o munícipe deve estar munido apenas da carteirinha de vacinação.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Ferraz, Cláudia Fernandes, o objetivo é evitar que a doença chegue ao município, visto que em 2017 nenhum caso de sarampo foi registrado na cidade. “No ano passado, 2.716 pessoas foram vacinadas contra Poliomelite, o que representou 97,98% da meta. Já a SRC, foram 2.625 pessoas vacinadas, o que representou 96,01% da meta. Queremos repetir o que fizemos no ano passado para não corrermos o risco de que doenças que já haviam sido erradicadas, como por exemplo o sarampo, voltem para o município”, afirmou Cláudia.