Atendendo uma solicitação da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou as buscas referente ao transporte clandestino de passageiros na cidade. Nesta quarta e quinta-feira, 1 e 2 e agosto, com o apoio da pasta e da Polícia Militar (PM), cinco locais foram averiguados e um suspeito autuado.

Ontem, quatro viaturas da GCM e uma do Transporte ferrazense participaram da ação. Já nesta quinta, além dos quatro veículos da GCM, a operação contou com o apoio de dois carro do Trânsito e duas viaturas da PM. Durante as fiscalizações, quatro pontos suspeitos de promover o transporte clandestino de passageiros foram visitados, localizados na Praça da Bíblia, Vila Margarida, Parque dos Sonhos e Jardim Brígida. Em um dos locais, funcionava uma cooperativa que executava este tipo de transporte. A operação também teve o apoio da Polícia Civil para apuração e investigação dos fatos.

Durante a ação, a GCM autuou um indivíduo que realizava o exercício ilegal da profissão de taxista há mais de um mês. O homem, que não era habilitado, disse que pagava certa quantia para a cooperativa para poder trabalhar. Ele foi multado e o veículo Peugeot foi recolhido ao pátio municipal.

De acordo com o comandante da GCM, Cléverson Ramos, a operação obteve êxito no sentido de evitar a proliferação desta prática ilegal na cidade. “Tivemos uma reunião há alguns meses com o pessoal do Transporte, onde esta questão foi levantada. A partir dali, realizamos um planejamento de ações, que foram colocadas em prática na quarta e quinta. Ela deu resultado e já conseguimos evitar que mais ferrazenses fossem vítimas do transporte clandestino. E conforme os pontos forem aparecendo, estaremos em cima para fiscalizar e parar qualquer prática criminosa”, afirmou Ramos.

Roubo em comércio

Durante patrulhamento preventivo na Rua Tito Temporim, no Jardim São João, a GCM foi informada por comerciantes da região que um dos estabelecimentos próximos estaria com o alarme disparado. Ao entrarem no local, os guardas municipais constataram que havia telhas quebradas na parte superior do prédio.

O proprietário do local foi chamado e abriu a porta para a GCM, onde se depararam com o suspeito. O banheiro do estabelecimento havia sido danificado e as torneiras e chuveiros retirados e colocados dentro de uma sacola. Indagado sobre as práticas, o indivíduo disse estar no local apenas para dormir e que não lembrava dos outros fatos, pois estava embriagado. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Ferraz, onde o Boletim de Ocorrência foi registrado com a natureza de furto qualificado.