Os jovens integrantes da Escolinha de Futsal Parque dos Sonhos tiveram oportunidade de conhecer Igor Fernando dos Santos, craque da modalidade que foi contratado recentemente pelo time italiano Came Dosson. Proporcionado pela equipe da Apaso, no encontro o jogador profissional, além de visitar os moradores do condomínio, deu uma palestra motivacional, narrando sobre os desafios de sua trajetória, na semana passada (03/08).

O jovem de apenas 24 anos, contou que começou tarde a treinar na modalidade. Já estava na adolescência quando teve o primeiro contato com o futsal, num clube de Suzano em que ficou por dois anos. Posterior a isso, foi jogar em Piracicaba, na categoria sub-20, o que lhe foi um momento de grandes experiências uma vez que teve de morar longe da família com um salário de apenas 350R$.

Mais tarde teve a chance de ir para Barueri onde, através do futsal, ganhou uma bolsa integral de estudos para cursar educação física. O atleta contou que naquele momento conheceu a importância dos estudos, o valor que tem conquistar um diploma. Além disso, seu primeiro título como profissional, da Copa Paulista do sub-20, foi no município barueriense, onde jogou por dois anos. Dali em diante as portas começaram a se abrir, e recebeu convite para jogar em Indaiatuba, lugar em que também conseguiu uma bolsa e veio a ser formar. Neste momento, começou a jogar contra grandes nomes do futsal como, por exemplo, Alessandro Rosa Vieira, o Falcão do Magnus Sorocaba Futsal-Athleta, Leandro Simi, atual reforço do São José Futsal e Thiago Mendes Rocha, o Guitta, agora do Sporting Clube de Portugal.

Enquanto jogou pelo Indaiatuba, no ano passado, Igor obteve bom rendimento em jogo contra a equipe do Magnus, time do Falcão, chamando atenção do professor e treinador Fernando Ferreti, que na época treinava o mesmo. Quando Ferreti assumiu o time catarinense, Jaraguá do Sul, convidou Igor para o time. O atleta denota que estava prestes a parar de jogar quando recebeu a ligação.

O ex-camisa 17 do Jaraguá afirma que aproveitou a oportunidade, e que o time havia começado muito bem a liga nacional. No entanto, surgiu o chamamento para jogar no Came Dosson da Itália, com contrato de dois anos. Segundo Igor, é uma equipe bem estruturada, que foi semifinalista no último campeonato italiano. O atleta contou que embarcará no próximo dia 25 para a Europa.

Durante seu discurso o atleta fez questão de pontuar, aos jovens do Parque dos Sonhos, o valor da persistência: “Pensamos que jogando em time pequeno ninguém nunca vai nos notar, mas em um momento acontece. Sempre alguém olha. Acreditem e levem a sério os professores, o que lhes pedirem faça com dedicação e vontade de vencer. Confiem em seu potencial e que as coisas darão certo, sempre escutando e respeitando os mais velhos. Eu era ruim, mas me dediquei muito. Trocava festas, videogame, e qualquer tempo ocioso para jogar bola, treinar e treinar. O treinamento, a dedicação e o respeito te levam a lugares que você não imagina poder chegar. Se tivermos perseverança às coisas acontecem. Ninguém pode tirar de vocês os seus sonhos” finalizou Igor, também parabenizando a Apaso pela iniciativa de promover acesso ao futsal de forma gratuita.