A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Programa Saúde na Escola, deu início na última quarta-feira, 15 de agosto, ao projeto “Teatro na Escola”, que consiste na apresentação da peça “Remédio Não É Brinquedo, Aprenda Desde Cedo” em várias unidades de educação infantil. O primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) que recebeu o teatro foi o “Rosa Ferrari Basili”, na Vila Santo Antônio.

A próxima apresentação será no dia 29 de agosto, no CEI “Gustavo Zanchetta”. A equipe do Programa estará presente de 15 em 15 dias em uma escola diferente, até dezembro, com o objetivo de diminuir os índices de intoxicação domiciliar em crianças de 2 a 6 anos, por meio da peça teatral.

Formado por cinco servidores da Saúde, o teatro deve contribuir com ações visando a promoção, prevenção e atenção em aspectos que podem comprometer o desenvolvimento das crianças da rede municipal. A peça foi originada pelo Conselho Regional de Farmárcia e com reprodução autorizada pela Assistência Farmacêutica do município. Até 2019, todos os alunos de Ferraz de 2 a 6 anos devem ser impactados pelo teatro.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Sheila Ramos, a intenção é ensinar por meio do musical que qualquer medicamento encontrado pela criança deve ser entregue a um adulto. “Queremos orientar sobre o perigo do contato da criança com medicamentos sem a presença de um adulto. Faremos isso com uma apresentação lúdica e interativa. Vale destacar que segundo a Assistência Farmacêutica do nosso município, existe um número significativo de crianças que procuram o pronto-socorro após terem ingerido medicação que encontraram em casa, armazenados ao alcance ou que os pais enviam à escola para a ministração pelo professor. Justamento por conta deste número, o prefeito José Carlos Fernandes Chacon , o Zé Biruta, determinou que fizéssemos ações neste sentido”, disse Sheila.