A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, encerrou nesta sexta-feira, 17 de agosto, o primeiro ciclo de palestras alusivas à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. O último dia de formação contou com apresentações de percussão da banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes. No total, 300 pessoas foram capacitadas.

Todas as ministrações ocorreram no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. O objetivo foi promover nesse período ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência. Cada palestra atendeu um público diferente: professores das salas regulares com alunos que tenham deficiência intelectual e múltipla, professores da Educação Especial (AEE), da Escola Municipal de Ensino Especial (Emee) ”Monteiro Lobato” e da Apae de Ferraz, além de estagiários da Educação ferrazense, bem como pais ou responsáveis pelos alunos com deficiências.

No dia 15, a palestrante foi a coordenadora da Educação Especial da Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes, Kelly Macedo Soares Prado, com o tema “Práticas Inclusivas na Sala de Aula”. Já na quinta-feira, a formação foi com a coordenadora pedagógica da Apae de Mogi das Cruzes, Andrea Cristina de Almeida, que falou sobre “Práticas Educativas e Currículo Funcional”. Para encerrar,nesta sexta, os presentes puderam aprender um pouco mais sobre “Saúde Emocional” com a terapeuta ocupacional da Prefeitura de Ferraz, Gabriela Ribeiro Lopes de Almeida.Também para abrilhantar o encerramento do ciclo, a banda da Apae de Mogi das Cruzes fez apresentações de percussão.

A secretária da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, destacou os avanços que já ocorreram na sociedade no que diz respeito ao trato da pessoa com deficiência. “Desde o ano passado, a ‘Semana da Pessoa com Deficência Intelectual e Múltipla é uma lei. Hoje todos nós conhecemos alguém que tem alguma limitação neste sentido, por isso a preocupação com a inclusão tem aumentado. Mas é claro que temos muito o que desenvolver ainda, principalmente na educação. Por isso neste semana preparamos melhor os professores e tenho certeza que desta maneira descobriremos novas ferramentas para uma aprendizagem mais eficaz”, finalizou a secretária.

Também no encerramento estiveram presentes a secretária municipal de Fazenda, Silvana Francinete da Silva, o vereador Renato Ramos de Souza, a equipe da Secretaria de Educação e servidores da Prefeitura de Ferraz.