A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, castrou no último sábado, 18 de agosto, 50 animais. O procedimento ocorreu em uma clínica veterinária especializada da cidade, depois dos cães e gatos terem passado por uma avaliação médica.
Para participar do processo, os donos dos animais precisaram inscrevê-los. O cadastro ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto e foram permitidos apenas dois animais por munícipe. Ao todo, dois mil animais, entre cães e gatos, foram inscritos.
Os primeiros 50 da lista foram chamados para realizarem a castração no último sábado. Destes, cinco não puderam passar pelo procedimento, seja por idade ou por doença, e foram substituídos pelos cinco próximos da lista. Vale destacar que para ser castrado em Ferraz, o animal deve ter idade entre 8 meses e 8 anos, e não ter raça definida.
Em setembro a ação continuará. Os animais serão chamados pela ordem que foram inscritos. A previsão é que para o próximo mês, o número de vagas disponíveis seja maior.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente, os prazos e planejamento previstos foram cumpridos e em setembro a iniciativa tende a ser melhor. “Saiu tudo como planejado, desde a inscrição, até o ato da castração. Para o próximo mês, estamos desenvolvendo estratégias para atender um número ainda maior de animais, assim como determinou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, para agilizar a fila de espera”, afirmou Karina.
Dia “D” contra polio e sarampo
Também neste sábado, dia 18 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ferraz promoveu o segundo Dia “D” de vacinação contra a poliomelite e sarampo. Foram 1.422 crianças imunizadas contra o sarampo e 1.439 contra a polio. A Campanha continua em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Durante a semana, os adultos também podem procurar pelas doses. Para a aplicação, é necessário apresentar carteirinha de vacinação.