A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida, realizará na próxima sexta-feira, 24 de agosto, a abertura oficial da “15ª Olimpíada Estudantil – 2018”. O evento ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra”, localizado no Centro, às 10 horas, e contará com a presença de autoridades do município.
Este ano, 3,5 mil alunos farão parte das competições, que serão realizadas entre os dias 24 de agosto e 6 de setembro. Ao todo, serão 32 escolas participantes, sendo 19 municipais, dez estaduais e três particulares. Os locais das disputas serão os ginásios municipais ”Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zanchetta , 77 – Sítio Paredão), “Professor Adão Dias dos Santos” (Estrada dos Bandeirantes, 196 – Jardim Santa Rosa), “Paulo José da Cruz” (rua Belisário Pereira de Carvalho, 19 – Jardim Júlio de Carvalho), e no Estádio Municipal “Clemente Belarmino”, o Kelezão, na Vila Sofia, além do Parque Municipal “Nosso Recanto” (Avenida Lourenço Paganucci, 1133 – Jardim Pérola) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Primorosa Jorge do Nascimento” (rua Tapiras, 100 – Vila Santo Antônio).
O campeonato será dividido em três categorias: “A” (11 a 14 anos de idade); “B” (15 a 18); e “C” (6 a 10 anos), para as modalidades de atletismo, basquete, bocha, damas, futebol, futsal, handebol, queimada, tênis de mesa, vôleibol (também para professores) e xadrez. Uma novidade este ano é o handebol câmbio e o vôleibol câmbio, desenvolvido para atrair crianças menores, com regras mais acessíveis para a idade.
De acordo com a pasta , na abertura dos jogos cada escola fará um desfile com no mínimo 10 representantes, para se apresentar para as Olimpíadas com bandeiras, placas ou cartazes. A primeira a realizar o desfile será a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Alfredo Fróes Neto” e a última marcada pelo “Núcleo Educacional Ferrazense” (NEF).
Segundo o titular do Esporte ferrazense, Francisco Pereira de Brito, a expectativa é positiva, visto que o planejamento para as competições já ocorre há meses. “A organização para as Olimpíadas começa quando a outra se encerra, então estamos nos preparando há quase um ano. Temos buscado o aperfeiçoamento de nossa estrutura por meio de críticas e sugestões dos professores e dos próprios alunos. Nossa objetivo é buscar a qualidade de vida dos estudantes e promover a integração de crianças de vários bairros, fortalecendo a infância e juventude na cidade. Quero destacar também que o apoio do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, e da comunidade escolar é essencial para esta realização”, disse Brito.