Mais 1 mil venezuelanos em Roraima vão participar do processo de interiorização no fim de agosto, anunciou o governo federal nesta terça-feira (21). Eles estavam alojados em 10 abrigos em Boa Vista e Pacaraima, cidade na fronteira entre os dois países. Desde abril, já foram transportados e abrigados 820 venezuelanos, para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá e Manaus.

De acordo com a subchefe substituta da Casa Civil, Viviane Esse, a média de interiorização será calculada com base na entrada de imigrantes, e agora o processo de interiorização também contará com abrigos privados. “Agora a gente vai levar para abrigos privados, que são alugados nos estados, temos várias vagas já nos estados da região Sul. Levaremos essas pessoas, o Exército fornecerá alimentos, a gestão será da ONU, que também pagará o aluguel, e a gente vai inseri-los no mercado de trabalho”, explicou.

Processo
Segundo a Casa Civil, os voos vão sair de Roraima no fim de agosto e início de setembro para cidades do Sul do País, de preferência. O processo de interiorização não é obrigatório e só participam os venezuelanos que querem residir em outras cidades brasileiras. Cerca de 60% das pessoas que entram por Pacaraima saem do Brasil, lembra Viviane, e muitos dos que ficam acabam indo para outros municípios por conta própria.

Via Governo Brasil