A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos flagrou na tarde da última quinta-feira, 23 de agosto, um caminhão de uma empresa de caçambas da cidade, que realizava descarte irregular de resíduos em área de Área de Proteção Permanente (APP) e Área de Proteção de Mananciais (APM), no bairro do Cambiri.
Em patrulhamento preventivo, a Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) se deparou com o caminhão que despejava restos de construção civil, plásticos, e outros resíduos na Área de Proteção, que beira o Rio Guaió. O local já foi embargado e os donos do espaço responsabilizados administrativamente, mesmo assim, a ação dos criminosos ainda ocorre.
O proprietário pela empresa de caçambas foi multado em 750 Unidades Fiscais do Município (UFM’s), o que equivale a aproximadamente R$ 72 mil, além do veículo ter sido recolhido ao pátio municipal. Segundo a GCMA, os autos também serão encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente do Estado e ao Ministério Público.
De acordo com o comandante da corporação, Cléverson Ramos, as ações no sentido de preservar o meio ambiente já têm dado bons resultados. “É um trabalho contínuo que desenvolvemos, e que já tem nos evidenciado números claros de diminuição de aterros clandestinos na cidade, bem como a prática de descarte. Percebemos que a fiscalização, autuação, e as medidas que a GCM toma frente a um crime desta natureza, desmotiva os demais infratores a dar continuidade à prática”, disse Ramos.
O comandante ainda ressalta que o munícipe que se deparar com uma situação deste tipo, pode denunciar por meio do 153 ou pelo 4679-3443, além de pode ajudar na investigação coletando o máximo de informações possíveis, como a placa do veículo, e até tirando fotos e mandando o material para a GCM. “A participação dos ferrazenses nesta fiscalização é fundamental para o sucesso no combate à criminalidade”, destacou.