A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos identificou na última segunda-feira, 27 de agosto, um indivíduo que cobrava R$ 400 para supostamente colocar motoristas do aplicativo Uber à disposição da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Central e responderá por estelionato.

Após denúncia recebida no dia 24 de agosto, a GCM apurou a existência de uma associação de motoristas, onde todos os participante já trabalham com o aplicativo. O responsável pelo grupo vendia um contrato por R$ 400, que assegurava às vitimas que elas poderiam prestar serviços para a Prefeitura de Ferraz e que ele era o intermediador deste contrato.

Na segunda-feira, a GCM encontrou o indivíduo. Durante o registro da ocorrência, mais de 30 vítimas do golpe foram identificadas, que inclusive já haviam pago a quantia e entregado documentos pessoais para o homem.

A associação foi interditada, pois não possuía a licença municipal, e o responsável responderá por estelionato. Vale destacar que o grupo nunca teve vínculo com a Secretaria Municipal de Assistência Social ou com a Prefeitura, assim como destacou o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira , que esteve presente na Delegacia no ato de registro da ocorrência. Na Prefeitura de Ferraz também será aberta uma sindicância para apurações complementares.

De acordo com o comandante da GCM, Cléverson Ramos, o caso é grave e a preocupação maior foi agir rápido. “Desde a denúncia, nós queríamos evitar que mais vítimas caíssem neste golpe. Procuramos uma neutralização imediata para inibir as ações do indivíduo. Foi um caso gravíssimo, visto o envolvimento do nome de um órgão público, que o estelionatário vinculava uma promessa”, afirmou o comandante.