A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu entre os dias 28 e 31 de agosto o “2º Fórum Gestão Educacional para Aprendizagem – 2018”. Os encontros reuniram aproximadamente 70 diretores e gestores no Centro de Educação Infantil (CEI) “Pequeno Aprendiz”, no Jardim Pérola.

O Fórum teve como tema “Atividades Pedagógicas em Contextos Escolares: As Boas Práticas e dos Desafios de Educação em Ferraz de Vasconcelos”. O objetivo foi discutir a socialização das boas práticas e dos limites enfrentados no fazer pedagógico das unidades escolares da cidade a partir da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

As discussões também englobaram avaliar o plano de ação de cada escola a partir dos resultados de parâmetros de avaliação que as próprias escolas desenvolveram na Educação Infantil, além de também avaliar a execução dos encaminhamentos e dos compromissos assumidos no mini Fórum realizado o dia 11 de dezembro do ano passado no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.

De acordo com a coordenadora pedagógica da pasta, Carla Patrícia Chagas Silva Alves, o Fórum é essencial para promover a troca de experiências entre os participantes. “Às vezes os gestores passam pelo mesmo problema na escola e a partir da estratégia do outro conseguem sanar sua dificuldade. Dessa forma podemos potencializar o que é positivamente relevante na rede”, afirmou Carla.

Já a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressaltou que encontros deste tipo podem ser muito mais do que uma reunião de debates. “Este Fórum nos possibilita identificar as deficiências da rede municipal como um todo. Cada escola apresenta seu trabalho de forma individual, falando da sua realidade. Neste sentido, a Secretaria consegue oferecer uma intervenção de apoio e atuação, tudo para melhorar o ensino na nossa cidade, como é a vontade do nosso prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, disse a secretária.