A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta sexta-feira, 21 de setembro, a inauguração da Sala Ambiental “Cora Coralina”, localizada no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque Dourado. O local oferece material de pesquisa voltado para o meio ambiente.

Por meio de doação, a Sala Ambiental já possui 30 títulos, entre livros, DVDs, e outros materiais, que podem ser consultados ou levados para casa por meio de empréstimo. O acervo oferece aparato literário para todas as idades. A Sala é acoplada à Biblioteca Municipal “Francisco Xavier de Jesus”, também situada dentro no CIC.

De acordo o coordenador pedagógico de projetos da Educação ferrazense,

Reginaldo da Silva Oliveira, a ideia da Sala Ambiental surgiu nas capacitações do projeto de educação ambiental da pasta. “Durante nossos grupos de estudo, vimos a necessidade de um local voltado apenas para a literatura ambiental, que pode ser técnica ou simples. Hoje temos esta grande conquista e esperamos, além de receber mais doações, que os munícipes fiquem inteirados com o meio ambiente, dessa forma incentivando a preservação e a leitura”, disse Oliveira.

A Sala Ambiental “Cora Coralina” também soma pontos para Ferraz no Programa Estadual “Município Verde e Azul”.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e fica na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque Dourado.

“Natal Espetacular”

Nos dias 18 e 21 de setembro, a Secretaria de Educação também promoveu capacitações direcionadas à confecção de enfeites para o “Natal Espetacular”, convênio do Governo do Estado assinado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz, Bruna Chacon, e pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, que visa a produção de peças com garrafas pets para decorar a cidade no Natal deste ano de forma sustentável. No dia 18 foram 37 professores de arte que participaram do segundo módulo das formações. Já no dia 21, foram 34 professores multiplicadores da educação ambiental quem aprenderam mais sobre o artesanato. No total, são três módulos e as próximas capacitações ocorrem no mês que vem. Todas as peças devem ficar prontas até novembro. Elas enfeitarão algum espaço público da cidade ainda não definido.