Nesta quinta-feira, a TV Cenário realizou a primeira sabatina com candidatos a deputado estadual e federal da região. Com um sistema muito democrático de participação, por ordem alfabética e sorteamento das perguntas, e com tempo igual para todos para as respostas, os candidatos puderam responder questões direcionadas a problemas comuns e bastante questionados pela população. Foram convidados os principais postulantes de toda a região, mas somente sete candidatos se dispuseram, seja por coragem ou por disponibilidade de agenda.

Os participantes foram: Durval Parreira, candidato a federal pelo Avante; Edinho do Kemel, candidato a estadual pelo Podemos; Edinho Santana, candidato a federal pelo PRB; Fernando Enfermeiro, candidato a federal pelo Podemos; Isabella Trevisani – candidata a estadual pelo PRTB; Testinha, candidato a federal pelo Solidariedade e Willians do Gás, candidato a federal pelo PTB.

Confira trechos do que falaram os candidatos durante a entrevista coletiva:

Durval Parreira – Avante (Federal): “Uma forma de agregar novos empregos é reconstituir o turismo local. Através da APL do chocolate as cidades voltam a ter o que oferecer aos turistas. {…} As estruturas dos CEUs são muito importantes, período integral é importante para os jovens temos que ampliar este sistema. {…} O professor precisa ser tratado com respeito, e visto como um mestre, que ele tenha condições de fazer pós-graduações, e capacitações que o atualize, em relação ao ensino tecnológico, dando chances de passar esse conhecimento aos alunos, o preparando para o mercado de trabalho”.

 

Willians do Gás – PTB (Federal): “Ferraz nunca em sua história conseguiu eleger seu representante, e para isso aqui estou. Devido nossa situação não podemos nos voltar para uma área apenas, é preciso ter cuidado com o todo. Minha proposta é fazer valer a pena os impostos arrecadados, e levantar a autoestima do povo da cidade de Ferraz. {…} A falta de emprego tem assolado todo o estado. Aparentemente, o governo acredita que o trabalho informal é suficiente, quando não. É importante que o cidadão possa ter oportunidade de estar bem empregado, com a carteira assinada. Penso em brigar para que a alça do rodoanel seja construída passando por Ferraz, o que consequentemente traria para o município mais fluxo, atraindo empresas e gerando empregos. Além disso, também quero batalhar para a amenização dos impostos”.

 

Edinho Santana PRB – (federal): “É preciso ampliar o projeto das creches conveniadas e reforçar a educação infantil. Bem como, valorizar os profissionais da educação. Quero que nossa região saia do escuro, e seja vista pelos governantes, tendo suas necessidades atendidas. {…} É necessário que tenhamos mais maturidade, a partir do momento em que somos eleitos devemos acabar com a prática de oposição aos cargos majoritários. É preciso que trabalhemos em união, para que avancemos, propondo ideias que melhorem a situação. {…} Investimentos são necessários, para que o cidadão tenha paz”.

 

Fernando Enfermeiro – Podemos (Federal): “Minha principal meta é promover a melhora da saúde. Tenho a proposta de trazer para a região dez carretas de prevenção em câncer, investindo a quantia de R$ 10 milhões para isso, para que em todo o Alto Tietê possamos salvar muitas vidas. Outra ideia é impor a garantia da cota de 20% em todas as faculdades estaduais e federais para alunos oriundos da população carente. {…} Como profissional, acompanhei situações na saúde da região de descaso total, e quero mudar este quadro. A importância da região eleger seu candidato é de saber que ele vai trabalhar para a sua gente. Na minha gestão, também quero elevar a infraestrutura da saúde e incluir mais UTIs”.

Isabella Trevisani – PRTB (estadual): “Venho desses protestos aí no Brasil todo: Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Pró impeachment da Dilma, Pró Lula na cadeia, contra corrupção, contra o aborto, contra ideologia de gênero. Todos esses protestos que vocês viram pra realmente mudar nosso país e também a nossa cidade com a redução salarial dos prefeitos e vereadores que eu fui lá na praça, briguei, fiz as assinaturas e nós brigamos por isso aqui também na cidade, então eu já venho dessas lutas em prol do país, em prol da cidade”.

Edinho do Kemel – Podemos (estadual): “Vamos trabalhar em todos os setores do poder público: tanto na segurança que é uma prioridade […], saúde da nossa região e a educação aqui de todo Alto Tietê, grande São Paulo. Eu sou ali do extremo Leste da Cidade Kemel, do último bairro da Zona Leste. Quero trabalhar muito por essa região e ajudar a colaborar através do nosso trabalho com o crescimento da nossa região”.

Testinha – Solidariedade (federal): “Poá e região do Alto Tietê não tem motivo pra votar em candidato de fora. Nós temos aqui bons candidatos, como eu que fui Prefeito da cidade de Poá, governei a cidade por dois mandatos. Construímos os melhores projetos da região do Alto Tietê e umas das coisas que eu descobri é o seguinte: temos que está na rua, nós temos que levar as ideias do povo, nós temos que ouvir o povo, naquilo realmente que mais o povo precisa. Se é na Segurança, se é na Educação, se é na Saúde, essas ideias tem que serem encaminhadas lá no o Congresso Nacional para que elas sejam ouvidas e transformar realmente em projetos de verdade. A minha ideia é essa […] que elas possam ser encaminhadas e atendidas”.

A sabatina na íntegra você confere na página do Facebook da TV Cenário.