Durante a última quarta-feira (3), o vereador ferrazense Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS), visitou o Mais Mulher, local que cuida exclusivamente da saúde feminina no município. Na ocasião, o parlamentar questionou se o maquinário responsável pelos exames estava em funcionamento, bem como se havia suprimentos para a realização dos mesmos.

De acordo com o parlamentar, o maquinário está em funcionamento, entretanto, entrega hoje somente metade dos exames que tem capacidade de fazer. “O mamógrafo tem capacidade de realizar 600 exames por mês, toda via, a Prefeitura conta hoje com apenas um técnico, não podendo realizar esses exames durante o dia inteiro devido a radiação”, afirmou Renatinho.

Ainda segundo o parlamentar, a fila de espera possui hoje cerca de 2500 pedidos para a realização do exame, de modo que as mulheres aguardam em média 12 meses para serem chamadas. “O Mais Mulher disponibiliza apenas 260 vagas por mês, esperar um ano nessa fila não é admissível, principalmente quando esse número pode ser resolvido apenas com a contratação de um técnico”, relatou o vereador.

O parlamentar apresentou ainda na última segunda-feira (1), um requerimento questionando a efetividade da Campanha Outubro Rosa em Ferraz. O documento indaga se existe um cronograma de atividades que vá de encontro com a proposta da campanha, se existe um plano de ação para zerar a fila, além de indagar quais possibilidades a Prefeitura apresenta para pessoas que são diagnosticadas com câncer de mama.

O requerimento foi aprovado e deve ser respondido nos próximos 15 dias.