Na tarde de hoje (24), o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, prestigiou a abertura do Congresso Internacional de Logística e Operações (IFLOG), realizado no campus de Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O evento entrou este ano para o calendário oficial de eventos do município, por meio de lei de autoria do parlamentar.
O vereador explicou que decidiu apresentar o projeto de lei como forma de fazer algo útil à comunidade: “Este evento já tinha uma dimensão cultural e pedagógica, mas precisava fazer parte do calendário oficial do município para que o Executivo pudesse contribuir com recursos”, explicou ele, que também colocou a Câmara de Suzano à disposição da instituição, dos professores e dos alunos.
O parlamentar também destacou a presença no IFLOG de 43 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e do 2° e 3° anos do Ensino Médio da Escola Estadual Chojiro Segawa, localizada no distrito de Palmeiras, em que ele atua como professor. “Como professor da rede pública estadual, faço o possível para ajudar nos campos educacional e pedagógico e em favor dos menos favorecidos”, afirmou.
Giulia de Moraes, aluna do 3º ano da escola, ressaltou a iniciativa do professor Toninho Morgado de buscar meios de levar os estudantes ao evento: “Como é muito difícil o acesso da escola, justamente por ser de periferia, talvez a gente nem teria a oportunidade de estar aqui”, disse.
A abertura do evento também contou com as presenças do diretor geral do IFSP, Breno Santos; do coordenador de Ações de Extensão do IFSP, Luiz Carlos Montes; do coordenador do curso de Tecnologia em Logística, Adriano Maniçoba, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca, que representou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR); do secretário de Cultura, Geraldo Garippo; e do gerente de Logística da Nadir Figueiredo, Antonio Cunha Júnior.
O IFLOG é realizado há três anos em Suzano, sempre na segunda quinzena de outubro, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversos países. O evento também fomenta a pesquisa cientifica no Alto Tietê e já é o segundo maior evento científico da área de Logística no Brasil. No ano passado, cerca de 260 artigos científicos foram submetidos ao congresso, que busca uma interação com o mercado de trabalho, já que também conta com uma feira de negócios e exposição de empresas do setor.