Interessados em participar poderão se inscrever no local ou antecipadamente, na sede da Secretaria de Saúde de Suzano

Para celebrar a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (de 05 a 09/11), a Secretaria de Saúde de Suzano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e entidades conveniadas, promoverá neste sábado (10/11) a segunda edição da caminhada de conscientização sobre o tema. O evento terá concentração na Praça Cidade das Flores, às 9 horas.

Os interessados em participar poderão se inscrever no local ou antecipadamente, na sede da Secretaria de Saúde de Suzano, localizada no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, sala 311 – Centro). A taxa é um quilo de alimento não perecível – exceto sal de cozinha – que será enviado aos estoques do Fundo Social de Solidariedade de Suzano.

A caminhada tem como principal objetivo despertar a conscientização sobre o câncer bucal, que tem índice de mortalidade de até 85%, caso não seja diagnosticada previamente. O trajeto envolverá as principais ruas da região central da cidade, a partir da rua Baruel, e durante a caminhada serão realizados exames de detecção da doença e distribuição de panfletos explicativos.

Em novembro de 2017, a primeira edição do evento reuniu 1,2 mil inscritos e contou com a presença de diversas autoridades locais. A expectativa é de que a 2ª Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal de Suzano tenha quantidade semelhante de participantes.

Para o secretário de Saúde de Suzano, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o trabalho de conscientização é fundamental para a qualidade de vida da população. “Todos os anos são mais de 14 mil casos em todo o País, com 5,4 mil mortes. Trata-se de uma enfermidade que pode ser detectada cedo. No que pudermos trabalhar para evitar que mais casos ocorram, atuaremos”, afirma.

O câncer bucal caracteriza-se por feridas nas gengivas, língua ou na parte interna das bochechas que não cicatrizam após duas semanas. A orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para exames, que são gratuitos. Em 2017, foram registrados dez casos de câncer bucal em Suzano; neste ano, até outubro, já são oito.

Fonte: Prefeitura de Suzano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui