A Câmara de Suzano publicou hoje (1º) a lei municipal 5.163/2018, que institui em Suzano o “Novembro Azul”, dedicado a ações de prevenção do câncer de próstata e da saúde do homem. A legislação é de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho.
A lei determina que a Secretaria de Saúde realize todos os anos, em cooperação com a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanha de esclarecimentos e outras ações educativas para incentivar a realização de exames preventivos de detecção do câncer de próstata e outras doenças que acometem primordialmente a população masculina.
 
“Fica claro, que, a exemplo de tantas outras doenças que promovem campanhas como a do câncer de mama, é importantíssimo que neste mês sejam realizadas campanhas com foco em prevenção ao câncer de próstata e a de promoção da saúde masculina”, explica Leandrinho na justificativa do projeto de lei.
 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos desta doença. O câncer de próstata atinge, em sua maioria, homens a partir dos 65 anos e é o segundo tipo de câncer mais comum entre o sexo masculino.
 
Para preveni-lo, recomenda-se ter uma dieta rica em verduras, legumes e frutas; evitar gordura de origem animal; praticar atividades físicas; reduzir o consumo de álcool e do cigarro; e realizar exames periodicamente. Os exames de detecção precoce devem ser feitos a partir dos 50 anos. “Quanto mais precocemente se diagnosticar um tumor, maiores são as chances de cura”, alerta o vereador.
Fonte: Prefeitura de Suzano