Na tarde desta terça-feira (09/11), na Casa do Artesão, aconteceu a entrega da carteira que identifica as alunas do curso “Bonecas de Pano e Feltro” como profissionais do artesanato. A ação é uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Assistência e Desenvolvimento Social. O curso faz parte do projeto “Formação de Geração de Renda”, que tem na maioria de seus alunos, beneficiários do programa Renda Cidadã, frente de trabalho, Bolsa Família, além da comunidade em geral. Participaram do evento hoje o prefeito Gian Lopes, o secretário de Turismo, Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edevaldo Gonçalves.
A carteirinha é emitida pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), que é uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho e têm por objetivo a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização do artesanato produzido no Estado, bem como a valorização dos artesãos.
O artesão cadastrado na Sutaco conta com facilidades expondo e vendendo seus produtos para empresas públicas e privadas, eventos em todo território nacional, como a Mega Artesanal, considerada a maior feira voltada ao artesanato da América Latina e ainda tem a possibilidade de emissão de nota fiscal.
“Gostaria de agradecer todos os envolvidos, desde secretários, funcionários da administração, mas o meu principal agradecimento é para os alunos, que contribuem com sua presença nas aulas e fazem valer todo esse trabalho que visa dar oportunidade de novas conquistas, sejam elas de geração de renda, inclusão na sociedade ou até mesmo horas de lazer. Gostaria de informar que todas as artesãs contempladas com a carteirinha hoje vão poder expor seus produtos na Feira de Natal, que ocorrerá no município”, informou o prefeito Gian Lopes.
A professora que ministrou as aulas do curso “Bonecas de Pano e Feltro”, Alessandra de Souza Caner Ginez, explicou como os alunos puderam adquirir a carteira. “Os alunos que já são praticantes do curso, há mais de seis meses, fizeram uma espécie de prova prática no CRAS Calmon Viana, podendo comprovar sua habilidade. Importante destacar que inicialmente a oportunidade foi para os cursos de ‘Boneca de Pano e Feltro’, mas, devido ao sucesso, será extensivo a todos os cursos de artesanato do município”.
O secretário de Turismo, Tonho de Calmon, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias municipais. “A parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é de extrema importância, já que agora os alunos dos cursos de artesanato ministrados pelo município têm a oportunidade de receber essa carteirinha que lhe dá o título de artesão, e o tira do trabalho informal”.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edevaldo Gonçalves, parabenizou as 39 alunas que receberam as carteirinhas. “E também aos demais alunos de outros cursos que terão a mesma oportunidade. A atual gestão tem um compromisso de profissionalizar o munícipe e aqui queremos implantar cursos que ajudem na conquista de renda com dignidade”.
A munícipe, Maria das Graças de Carvalho, de 63 anos, diz que o curso modificou sua vida. “Inicie o curso há mais ou menos um ano, para sair um pouco de casa, pois havia passado por problemas de saúde e inclusive feito uma cirurgia. Fiquei com medo de entrar numa grande depressão. Hoje, além do aprendizado, conquistei amigos e uma vida muito mais feliz. A carteirinha será como concretização dessa etapa”, concluiu.