O parlamento estudantil ferrazense, projeto de autoria dos vereadores Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS), e Flávio Batista de Souza, o Inha (PTB), terá sua primeira edição ainda esse ano.
Na última terça-feira (13), foram realizadas as gravações para a divulgação e orientação dos candidatos, que desejam se inscrever para ser um parlamentar estudantil, obtendo a participação de alguns estudantes do município, bem como de funcionários da Câmara Municipal.
De acordo com Renatinho, que está encabeçando o projeto, a edição deve ocorrer ainda esse mês, visando atingir os alunos antes que entrem em período de férias. “Como o calendário escolar já se encontra em fase final, temos que correr contra o tempo para conseguir encontrar os alunos ainda na escola”, afirmou o parlamentar.
Segundo o presidente da câmara, Inha, o projeto está agendado para ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de novembro, onde os estudantes conhecerão o funcionamento do órgão municipal, terão uma agenda com o chefe do executivo municipal, acompanharão o trabalho dos atuais vereadores, além de realizar debates a respeito de projetos de lei, apresentados por eles.
São aptos a participar do projeto alunos do Ensino Fundamental II, do 7º ao 9º ano, para as vagas de vereador juvenil, e do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, para vereador jovem.
Para Renatinho, a politização dos jovens é muito importante para que se tornem adultos melhores informados sobre a política da cidade “É muito bom saber que hoje nós temos a possibilidade de trazer a juventude para a câmara, de ouvi-los, colocar seus projetos em prática e mostrar que a política é sim um espaço para o jovem” finalizou o parlamentar.
Fonte: Soraia Alves