Em operação desde outubro, o aplicativo “Ilumina Suzano”, desenvolvido a partir de uma parceria entre a administração municipal e o consórcio responsável pela manutenção de lâmpadas, braços e luminárias, é o novo canal de comunicação sobre o assunto entre a população e o Poder Público. O objetivo é agilizar a prestação deste serviço.


A ferramenta está disponível gratuitamente para aparelhos celulares com o sistema operacional Android na página do Google Play, em https://goo.gl/r5vJPd, e possibilita a requisição de reparos. O usuário preenche um questionário informando nome, endereço e referência para o local e recebe um código com o qual é possível acompanhar o andamento do pedido, que pode ser solucionado em até 48 horas.


A revitalização é realizada em uma parceria entre a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos e o consórcio vencedor da licitação em agosto. O contrato, com duração de um ano, prevê investimento de R$ 4,6 milhões e tem como meta cobrir todos os pontos de luz danificados e reduzir o tempo para os trabalhos.


Segundo a pasta, nos últimos três meses, já foram realizadas quase 5 mil substituições de lâmpadas e 2,5 mil trocas de reatores. Os atendimentos ocorreram em todas as regiões de Suzano, levando em consideração no primeiro instante os bairros com maiores demandas.


Para o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, a ação conjunta e a nova ferramenta de comunicação permitem maior agilidade na atuação das equipes. “Temos um levantamento dos bairros que pedem mais intervenções na iluminação pública e após os trabalhos realizados para suprir esta demanda, agora está mais equilibrado”, informou.


Além do aplicativo, pedidos para manutenção da iluminação pública também podem ser feitos gratuitamente pelo telefone 0800-779-3310.

Fonte: Prefeitura de Suzano