A Escola Municipal Professor Manoel Ferreira Filho, da Vila Helena, vai receber a 6ª edição do Amistoso Interescolar de Sumô de Suzano no mês que vem. O evento é uma realização dos projetos “Lutas como Forma de Educação”, da Secretaria de Educação, e “Sumô Mania”, da Secretaria de Esportes e Lazer, e ocorrerá em 9 de dezembro (domingo), a partir das 10 horas.

 

A atividade também é uma finalização das aulas em 2018. Participarão cerca de cem alunos de sumô da unidade onde ocorrerá o torneio e também das Escolas Municipais Engenheiro Isaías Martinelli Gama (Residencial Nova América) e Abrão Salomão Domingues (Tabamarajoara).

 

“A ideia é que os participantes representem suas escolas e que seus familiares também possam assisti-los e ver o que aprendem nas aulas”, explicou a professora Luciana Watanabe Higuchi, coordenadora do projeto “Lutas como Forma de Educação”.

 

A novidade para este ano é que, além das categorias 1º ano; 2º e 3º anos; 4º e 5º anos; comunidade até 18 anos; e aberto adulto, também haverá a presença de crianças da educação infantil com 4 e 5 anos de idade, masculino e feminino. Na sequência haverá um almoço de confraternização.

 

O projeto “Lutas como Forma de Educação” é desenvolvido pela professora Luciana Watanabe Higuchi, por meio da Secretaria de Educação de Suzano, desde 2013. Segundo ela, a iniciativa surgiu como uma maneira de divulgar as regras e incentivar a prática do sumô entre as crianças na rede municipal de ensino. Nos últimos anos, chegou a revelar atletas que representam a cidade em competições oficiais. A este se juntou o projeto “Sumô Mania”, com aulas realizadas por meio da Secretaria Municipal de Educação.