A criação da Semana do Migrante Nordestino foi aprovada, por unanimidade,  pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 26. Agora, o texto em homenagem a comunidade nordestina residente na cidade volta à pauta em segunda e última nesta segunda-feira, dia 3, a partir das 18h. Depois, a matéria do vereador, Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox segue para a sanção do Poder Executivo. Ele comemora a criação do tributo.

De acordo com o projeto de lei,  “A Semana do Migrante Nordestino” será comemorada no período compreendido aos últimos sete dias de agosto de cada ano. Já atual a versão do reconhecimento ao povo nordestino que escolheu Ferraz de Vasconcelos para fixar residência diz que a data é no terceiro sábado de agosto. Aliás, o projeto de lei de Eliel Fox propõe a revogação desse dia. Para ele, o cidadão nordestino é, acima tudo, um guerreiro e trabalhador e, portanto, merece esse festejo.

Além de comemorar a votação da proposta de sua autoria em reconhecimento a comunidade nordestina, Eliel Fox também faz questão de ressaltar outros projetos de lei já deliberados pelo plenário da Casa e, ao mesmo tempo, promulgados pelo chefe do Poder Executivo, entre eles, o que determina o treinamento de professores em primeiros socorros, popularmente, conhecido como “Vai Lucas”. O garoto de dez anos morreu engasgado com um pedaço de salsicha durante um passeio da escola, no ano passado, em Campinas (SP).

Alista de matérias dele inclui ainda 20 de setembro como o Dia dos Desbravadores, 27 de abril como o Dia da Empregada Doméstica e a que possibilita o agendamento de consultas em postos de saúde da cidade por telefone de idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. Além disso, Eliel Fox é autor do texto que disciplina o plantio de árvores nativas e frutíferas em calçadas e do texto que estabelece a instalação de placas por estabelecimentos comerciais contendo os números de serviços de emergência.

Fonte: Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos