Na última segunda-feira (26 de novembro), o vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue, apresentou um requerimento onde questionou se o aumento das taxas de iluminação e coleta de lixo foram utilizados para a melhoria do serviço durante o ano de 2018.

De acordo com o documento, no ano anterior o aumento de diversos tributos municipais foi aprovado, afetando diretamente na arrecadação positiva do município, principalmente no que diz respeito a contribuição de iluminação pública e a taxa de coleta, remoção e destinação de lixo.

Segundo o parlamentar, esse aumento ocorreu, entretanto, não foi realizada a implementação de nenhuma melhoria até o momento. “Mesmo votando contra o aumento abusivo de algumas taxas, esperava que com a melhor arrecadação algo fosse feito, mas estamos chegando ao fim do ano e a cidade continua na mesma situação do ano passado, logo, esse ajuste tem de ser reavaliado”, afirma Renatinho.

O documento questiona quais os motivos para o não investimento em aperfeiçoamento e ampliação dos serviços, dado o alto custo para o munícipe. Além da indagação, o parlamentar cobrou ainda o detalhamento da utilização dos recursos arrecadados com a contribuição de iluminação e lixo no exercício vigente.

Para o vereador, os munícipes pagam uma conta muito alta comparada ao serviço oferecido. “A prefeitura já arrecadou quase cinco milhões esse ano, somente para manutenção da iluminação pública, porém, basta andar pelos bairros para notar a escuridão que a cidade se encontra, deixando claro que o investimento está sendo feito de forma errada”, relata o parlamentar.

Ainda segundo Renatinho, não há reclamações no que diz respeito a coleta de lixo, entretanto, se houve um ajuste tão significativo, deve haver uma contrapartida que beneficie a cidade.

O parlamentar finaliza seu documento questionando se existem estudos que visem a redução das taxas. “O munícipe tem que ter retorno dos impostos pagos com esse aumento, se não houve qualquer melhoria, o valor deve ser reduzido”, finalizou Renatinho.

Fonte: Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos