O brasileiro, de um modo geral, não cultiva o hábito de economizar em relação a seu rendimento financeiro. A educação financeira não é levada a sério por muitas pessoas, ou, muitas na realidade nem sabem por onde começar.

Sempre que chega o final de ano, as pessoas costumam gastar mais do que haviam planejado e, passado os festejos de fim de ano, as contas e dívidas parecem ser um vilão para as famílias brasileiras. IPVA, IPTU, faturas de cartão de crédito, escola das crianças, conta de água e luz, aluguel… enfim, um tormento para a vida e o bolso de todos.

Pensando nisso, alguns economistas criaram o DESAFIO DAS 52 SEMANAS, um método simples e eficaz que ensina a poupar dinheiro, sem grande impacto no orçamento, pode poupar R$ 1, 00 por semana por exemplo e ao final do percurso o novo poupador terá economizado e o montante de R$ 1378,00.

O método consiste da seguinte forma: ao definir o valor inicial, é preciso guardar este valor na primeira semana do ano e a cada semana dobrar o valor nas semanas seguintes, e assim sucessivamente. Na tabela ao lado, você confere o passo a passo deste desafio.

Fonte: Junior dos Anjos