Objetivo: Fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, sim pelo prazer de poder ter o contato em capturar estes animais.

Devido a fatores, há toda uma preocupação em proporcionar esta prática de uma forma diferente da maioria dos outros tipos de pescaria, pois neste modelo de pescaria, há um principal objetivo, desenvolver uma forma de pescaria, que respeite e desta forma proporcione situações de bem estar aos animais que serão capturados nesta metodologia, até mesmo porque estes mesmos peixes serão depositados novamente em seu habitat, ao qual foi retirado de forma viva para apreciação. Espera-se com esta prática que seja devolvido ao seu ambiente natural nas mesas condições de viabilidade. Assim, o principal objetivo é a preservação das espécies.

O grande entusiasmo dos amantes da pesca esportiva é o acesso a esses animais, e a base informativa dos mesmos, como: identificação de suas espécies, peso, medida e claro o momento guardado para recordar da pescaria.

O principal intuito dos pescadores que utilizam desta arte de pescaria é proporcionar a possibilidade de preservação destes peixes no ambiente natural, fazendo com que desta forma estes animais possam se desenvolver, chegarem a forma adulta e a época reprodutiva, proporcionando assim um aumento nos índices de exemplares destas espécies, foco central da conservação ambiental.

Os possíveis nomes conhecidos desta prática de pescaria: pesca esportiva, recreativa, desportiva.

As pessoas que utilizam deste tipo de prática, tem esta atividade como um lazer, isso quer dizer que ela necessita destes recursos para sua sobrevida. Os possíveis locais que esta modalidade pode ser praticada são em lagos, rios, mar e pesqueiros.

Dica de principais materiais necessários para iniciar e realizar a pescaria esportiva:

Vara, carretilha ou molinete, iscas, boias, chumbos, linhas, massas e anzóis sem farpa, para não machucar os peixes capturados.

Por Patricia Kovac